domingo, 10 de fevereiro de 2013


O FANTÁSTICO Sr. RAPOSO (Or. Fantastic Mr. Fox / 2009) - Um diretor excêntrico que testa seu talento chamando seus atores-fetiches para participar de um projeto, de certa maneira simples com orçamento reduzido, que resulta em uma obra que pode não ser a mais valiosa da sua carreira, mas leva a sua assinatura em cada frame. Afinal como não dizer que Wes Anderson é um cineasta completo, após a realização de O Fantástico Sr. Raposo, seu primeiro stop motion e seus atores-fetiches citados são os mesmos de quase todos os seus filmes - Jason Schwartzman, Bill Murray, Willem Dafoe, Owen Wilson.

Gangue dos roedores

Baseado em um livro de Roald Dahl, o longa, que concorreu ao Oscar de melhor animação em 2009, gira em torno do Sr. Raposo do título (na voz de George Clooney) como um chefe de família que a todo custo quer dar uma vida melhor aos seus. Dessa forma ele planeja roubar alimentos de algumas fazendas na região por baixo da terra, com ajuda de outros roedores. Ao mesmo tempo ele lida com a protetora esposa (Meryl Streep) e o filho (Jason Schwatzman) que reclama que o pai não lhe dá a devida atenção. Para proteger suas "mercadorias" que a toda hora são roubadas pelo esperta raposo, três fazendeiros empreendem uma busca atrás dos roedores o que acaba por se tornar uma verdadeira guerra entre os humanos e os animais.

Bill Murray "visita" o set

O stop motion segue as excêntricas característica de Anderson. Os personagens não são bonitinhos, fofinhos, do tipo "colecionáveis", são até feios e grosseiros na verdade. Andam de forma estranha, nada graciosa. Isso por escolha do próprio Anderson, que queria um efeito mais "real" de stop motion. Por isso, ele captou as cenas em 12 frames por segundo e não 24 frames por segundo, o que daria uma menor fluidez nos movimentos dos personagens e entregaria que se tratam de bonecos e não CGI. 

Wes em ação com os mini-astros

Você sabia dessa? Coisas que só surgem da cabeça de um cineasta meticuloso como Wes Anderson. O Fantástico Sr. Raposo está longe das suas melhores obras - na minha opinião Moonrise Kingdom, A Vida Marinha com Steve Zissou e Viagem a Darjeeling, pela ordem - mas cumpre bem o seu papel. Diverte e entretém, afinal cinema é isso também.

Nenhum comentário: