quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Um exército de zumbis

MEU NAMORADO É UM ZUMBI (Warm Bodies / 2013) - Não é fácil assistir um filme desses. Bem, na verdade se você conseguir desligar o cérebro até que vai curtir, se divertir aqui e ali. O problema é esse - quando você não precisa pensar ou revisitar sua bagagem cinematográfica para assistir a um filme. Porque aí você começa a se questionar sobre a valia dos grandes criadores de filmes e personagens de terror do cinema. Cito aqui George Romero, por exemplo, o pai dos zumbis. Não dá para levar numa boa um filme como esse sabendo como são os zumbis de verdade. Você se sente como se assistisse a criatura sendo jogada contra o criador. É muito estranho.

Os zumbis de George Romero...


... e o zumbi principal de "Meu Namorado é um Zumbi"

De qualquer forma é bom que se saiba que para assistir Meu Namorado É um Zumbi você precisa se privar de toda a sua bagagem de filmes de terror e se deixar levar pelo absurdo da história. De qualquer forma a trama se baseia em R (Nicholas Hout - o menino de Um Grande Garoto), um zombie que conta a sua história. Ele vive em um aeroporto junto com outras centenas de zumbis zanzando para lá e para cá. A humanidade em menor número se trancou em uma fortaleza protegida por enormes muralhas. Os zumbis, liderado por R, seguem para a cidade para buscar comida - cérebros humanos. A inovação no roteiro do também diretor Jonathan Levine (baseado no livro de Isaac Marion - Sangue Quente) está no fato que quando come um cérebro o zumbi assimila as memórias daquela pessoa. R mata e come o cérebro de um rapaz e se apaixona perdidamente pela namorada do mesmo, que ainda estava por ali. R então, convence a menina a se fingir de morta (?) para que os outros zumbis não a comam e a convence (?) a ir com ele até o aeroporto para que ele cuide dela (?).

R salvando sua "namorada"

Tudo é muito estranho, porque afinal de contas o R pensa! E fala (balbuciando, mas fala)! Corre e abre portas, raciocina... enfim, é melhor parar por aqui e continuar com a história.

M e R "conversando"

A "relação" dos dois se estreita até que o coração dele volta a bater, isso provoca uma reação em cadeia fazendo com que todos os zumbis voltem a buscar boas memórias e aí seus corações voltam a bater. O amor do estranho casal traz R e todos os zumbis de volta à vida. Dessa forma eles passam a se organizar para que, junto com os humanos, possam derrotar os esqueletos, uma raça superior.

O casal

Como paródia Meu Namorado É um Zumbi funciona bem. É bem acabado e até diverte em alguns momentos. Mas eu não consigo desvincular o fato de que os zumbis aqui pensam e agem como nós, apenas apresentam problemas motores, digamos. Um insulto, nada mais.

Nenhum comentário: