segunda-feira, 1 de abril de 2013


A PROFECIA (The Omen / 1976) - Muitas lendas cercam os grandes filmes de horror da história. Em seu roteiro o nome do filme ficava entre "The Antichtist" ou "The Birthmark," após se decidirem por "The Omen" uma série de acontecimentos chacoalharam a produção. Dois aviões com atores e equipe em sua viagem dos EUA para a Inglaterra foram atingidos por raios, já em solo britânico a equipe se hospedou em um hotel que foi bombardeado por terroristas da IRA, ao saírem do hotel o diretor e algumas pessoas da equipe de produção se envolveram em um acidente de carro, Gregory Peck acabou perdendo um vôo para a Inglaterra e o mesmo acabou caindo matando todos a bordo, cachorros rottweilers durante treinamento para o filme atacaram violentamente seus treinadores, outro acidente de carro envolvendo o pessoal da equipe foi especialmente violento - aconteceu na Holanda e matou um dos passageiros na hora. Assim que saiu do carro o motorista viu no final daquela estrada uma placa que marcava a distância até uma cidade holandesa, a placa dizia "Ommen, 66.6 km". Acredita? Esses e outros fatos podem ser lidos aqui.

A maldição de "A Profecia"

Richard Donner era conhecido como um bom diretor de séries e filmes feitos para TV. Assim começou sua carreira em 1960 e 15 anos depois caiu no seu colo o roteiro de A Profecia que viraria filme no ano seguinte. Dali sua carreira deslanchou. Dirigiu depois Superman, todos os quatro filmes da série Máquina Mortífera, O Feitiço de Áquila e Os Goonies. Não há como não dizer que Richard Donner é um diretor versátil.

Richard Donner (direita) em ação

A seleção de atores mirins para a escolha de qual viveria Damien, o personagem principal de A Profecia, foi no mínimo curiosa. Ao final dela, Donner ficou em dúvida entre 4 ou 5 atores. Não sabia qual escolher. Até que propôs o seguinte desafio aos meninos que não passavam de 6 ou 7 anos de idade. Ele pediu que cada um fosse até ele e reagisse como se estivessem diante de algo terrível, que ao mesmo tempo dava raiva e medo. Harvey Stephens chegou em frente a Donner lhe deu um chute no saco e depois grudou nos seus cabelos como se quisesse arrancá-los. Ao tentar afastá-lo o menino estava com uma expressão de medo e revolta ao mesmo tempo e segundos depois voltou a sua expressão serena com seus pequenos olhos azuis. Donner ficou impressionado e não teve dúvidas. Estava escolhido o pequeno Damien.

O pequeno Harvey Stephens, vivendo Damien

Harvey Stephens aliás, não seguiu a carreira de ator, fez apenas dois filmes (A Profecia original e uma ponta no remake de 2006) e um filme feito para TV. Para viver Donner, Harvey teve que pintar de preto todo seu cabelo, já que Donner queria um menino de rosto angelical, bochechas branquinhas e um cabelo bem preto.

Damien (Harvey Stephens)
Gregory Peck era um ator consagrado à época, mas passava por um momento delicado na sua vida particular. Seu filho tinha se suicidado pouco antes, por isso havia negado se participar do filme (por se tratar de um casal de pais que lidam com a morte do filho recém-nascido). Donner sabia o que estava fazendo, deixou Charlton Heston que também brigava pelo papel para trás e insistiu para Peck que acabou aceitando o papel.

Gregory Peck como patriarca da família Thorn

A Profecia começa com Robert (Gregory Peck) no hospital recebendo a notícia que seu filho recém-nascido acaba de morrer. Sua esposa aguarda ansiosa por notícias. Robert acaba convencido por um doutor por levar à sua esposa uma criança sem pais que foi deixada na porta do orfanato para não frustrá-la em um momento de tanta ansiedade. Ele aceita e assim o pequeno Damien entra na família Thorn. A governanta da casa, comandada por uma força que até aquele momento não se sabe de onde vem, se enforca no alto do casarão, na frente de todas as crianças na festinha de aniversário do pequeno Damien. No meio dos arbustos se vê um assustador rottweiler parado e olhando para Damien, que lhe dá um singelo aceno.

A primeira governanta...
... assustando a todos na festa de aniversário do pequeno Damien

Uma nova governanta chega nos dias seguintes mais assustadora que a anterior, com um olhar perfurante e uma atitude estranha. Fica ao lado do menino o tempo todo e traz o rottweiler pra dentro de casa, e ele passa a funcionar como um guardião do menino.

Damien saudando o rottweiler

Após o pequeno Damien quase matar a mãe depois de derrubá-la do segundo andar da casa, Robert decide pesquisar a origem da criança. Descobre que ele tem a inscrição 666 no couro cabeludo e que ele é o filho do... enfim, você sabe quem.

A tentativa de sacrifício do menino

A Profecia é assustador, principalmente pelo fato de nada mostrar. Tudo fica subentendido, usando "apenas" uma boa direção de atores, uma montagem eficiente e uma trilha sonora genial, que aliás levou o Oscar aquele ano.

A família Thorn em raro momento de paz
(Damien é o único que não sorri, porque será?!)

Nenhum comentário: