sábado, 20 de abril de 2013



DAMIEN: A PROFECIA II (Damien: Omen II / 1978) - O Anticristo é brasileiro! Jonathan Scott-Taylor nasceu em São Paulo em 1962 e começou a atuar após voltar para a Inglaterra em 1976. Após uma série de participações em filmes para tv e seriados, Jonathan acabou passando no teste para aquele que seria seu maior papel em toda a carreira - encarnar Damien, o filho do diabo, em sua fase adolescente na sequência de A Profecia. Ironicamente Jonathan acabou interpretando Jesus nos palcos pouco tempo depois, mas isso é outra história.

E não é que o Damien é brasileiro?!

A história deste A Profecia II se passa no período pré-adolescente de Damien, que após a morte de seus pais no primeiro filme, quando ele ainda era uma criança, passa a ser cuidado pelo seu tio e sua esposa. O casal já tem um filho, que passa a ser o melhor amigo de Damien e o acompanha a todos os lugares. Inclusive à escola militar.

Damien e seu primo Mark

Assim como no primeiro A Profecia, Damien é a todo momento "protegido" por alguns adultos. Aqui, o rígido sargento da escola militar é um dos que atuam como verdadeiros servos do demônio. Até esse momento, aos 13 anos, Damien não tem ideia a sua origem e rechaça tudo o que o liga a ela. Até saber pelo Sargento Neff da sua origem. Damien então corre ao banheiro e vê no espelho a inscrição "666" marcado no seu couro cabeludo.

A marca do destino de Damien

Um a um, assim como no roteiro do primeiro filme, todos que se aproximam dos Thorn para prevenir do mal que o cerca acabam mortos. Aliás as mortes são ainda melhores, mais bem feitas que no filme original. Morte aliás é algo corriqueiro aqui. Mais meia hora de filme e não teríamos mais elenco! Damien, depois que aceita seu destino passa a matar um a um os membros da sua família.

O corvo fazendo mais uma vítima

A estrutura do roteiro é a mesmo do primeiro filme. Damien não sabe e convive com os demais como uma pessoa normal. Aos poucos, as pessoas que tentam avisar aos familiares do perigo que correm acabam mortos. A figura paterna, obrigada a matar a criança com um punhal, não consegue cumprir o seu dever. Quando descobre seu destino mata os que sobraram.

As adagas que podem salvar a família Thorn

O que ainda está por vir? O que Damien aprontará no terceiro e final capítulo da série? Lá ele será adulto. Agora que Damien já sabe o seu destino e tem ideia suficiente para viver com isso, vamos ver como o terceiro filme se resolve. Espero que, pelo menos no roteiro, se saia melhor que este segundo capitulo da trilogia.    

Nenhum comentário: