quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

INTERIORES (1978)

Três irmãs e um problema
INTERIORES (Interiors / 1978) - Nunca foi segredo para nenhum fã de Woody Allen que as suas principais fontes de inspiração no cinema são Os Irmãos Marx e Ingmar Bergman. Em começo de carreira Woody foi imensamente influenciado pelas comédias pastelões à lá Irmãos Marx, como Um Assaltante Bem Trapalhão, Bananas, A Última Noite de Boris Grushenko. Assim que Allen ganhou o mundo com Noivo Neurótico, Noiva Nervosa ao empunhar as estatuetas de melhor filme, melhor roteiro e melhor direção (Diane Keaton também levou a de melhor atriz), ele decidiu lançar na sequência o seu primeiro drama. Foi beber na fonte de Bergman e aí surgiu Interiores.

Mães e filhas caminham em raro momento de tranquilidade

É um filme pesado, não dá para assistir impassível, com indiferença. O filme começa com um take de uma janela, um  mar nervoso quebrando ao fundo sob um céu cinza. Mãos tocam a janela, rostos olham perdidos o horizonte e a história se revela.

Diane Keaton vive uma das filhas

Um homem já na faixa dos 70 anos anuncia na mesa de jantar, diante da esposa e de duas das suas três filhas, que está cansado de viver em família e que decide se mudar e reiniciar a sua vida. A mãe, que já tinha problemas de saúde, passa a sofrer de depressão. Tudo piora quando o pai apresenta às filhas a sua namorada.

Durante o jantar a notícia que desencadeia a trama.

As filhas tem espaço na trama mostrando aos poucos as suas próprias vidas íntimas, ao mesmo tempo que tentam ajudar a sua mãe que, sem solução, busca maneiras de terminar com a sua vida. A família se despedaça, as irmãs se mostram muito distantes e constantemente trocam diálogos existencialistas sobre a vida que levam. Nada é capaz de impedir a iminente tragédia.

A mãe busca uma saída para o seu problema

Woody brinca o tempo todo com as sombras e os tons acinzentados e amarronzados das roupas dos personagens, nada poderia ser mais Bergman. Até o frame mais conhecido de Interiores remete diretamente à outra imagem igualmente clássica do filme Quando Duas Mulheres Pecam, do sueco.

Semelhanças de Quando Duas Mulheres Pecam de Bergman de 1966...

... e Interiores de 1978

Uma homenagem de Woody a um dos seus maiores ídolos. Um filme forte, pesado, nada fácil. Mas que faz pensar. Além de confirmar o talento criativo e a ótima forma, tanto na comédia quanto no drama de um dos maiores cineastas vivos.

O encontro de ex-marido e mulher em forte cena de Interiores

Veja abaixo o trailer de Interiores.



Nenhum comentário: