quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O LABIRINTO DE KUBRICK (2012)

Um convite para o hotel mais assombrado da história do cinema

O LABIRINTO DE KUBRICK (Room 237 / 2012) - O cinema não seria o mesmo se não fosse por Stanley Kubrick. Difícil de se achar um cineasta que tenha se proposto a questionar, incomodar, cutucar o público como ele fez. E mesmo com uma filmografia tão curta. Kubrick dirigiu "apenas" 13 longas em 48 anos de carreira. Sempre bons filmes, alguns clássicos. Entre eles, o meu preferido, O Iluminado, história de terror baseada no livro de mesmo nome de Stephen King. Muitas teorias surgiram sobre o filme, provando que era amaldiçoado, que tinha mensagens subliminares, etc. Tudo teoria.

Quem procura acha. Significado? Aí fica pra cada um...

Teorias que Rodney Ascher levou para as telas no documentário O Labirinto de Kubrick. São 5 amantes do filme que propõe suas teorias sobre as mensagens escondidas no filme. Entre os principais acertos no documentário de Ascher está no fato de não mostrar nenhum dos cinco, eles entram apenas em off, cobertos com imagens da obra de Kubrick e de outros filmes para apoiar as suas opiniões.
Vamos à algumas teorias apresentadas em O Labirinto de Kubrick, primeiro com relação ao propósito do filme, que em alguns momentos se difere do livro. Uma das teorias defende que O Iluminado de Kubrick tem a ver com o massacre dos peles vermelhas pelo homem branco nos EUA. Não são poucas as referências indígenas do filme, inclusive tendo o Overlook Hotel sendo construído sobre um cemitério indígena.

Indícios se espalham por todo o filme

Outra teoria firma que na verdade o filme versa sobre o holocausto. O número 42 é visto muito em cena, inclusive na blusa de Danny em algumas cenas (1942 é o ano da Solução final, a decisão nazista de exterminar o povo judeu), Wendy balança o taco de beisebol 42 vezes na cena da escada, e a máquina de escrever de Jack tem uma águia e é da marca alemã Adler. Parece viagem, até pode ser mesmo...

Muita coisa gira em torno do número 42 em O Iluminado. Loucura ou Indício?



O minotauro é uma figura importante na história, que possuiria Jack durante o filme e Grady quando ele matava a esposa e as filhas. Indícios disso aparecem no labirinto de planta (a casa da criatura), os passeios de Danny pelos próprios corredores do hotel (que por serem tão cheios de curvas não passam de labirintos também), à imagem do Minotauro no salão de jogos logo acima da cabeça das meninas gêmeas e à famosa "janela impossível", na sala do chefe de Jack logo no começo do filme. "Janela impossível" porque a tal sala está no meio do hotel, impossível ter uma visão de fora dali, segundo a planta do Overlook.

A "janela impossível" no começo do longa

O Labirinto de Kubrick aponta ainda alguns "erros" de continuidade do filme como querendo mostrar alguma coisa, já que Kubrick era tão metódico que não cometeria esses pequenos erros. São cadeiras que estão em cena e depois do corte desaparecem, o desenho do tapete que aparece invertido em cenas subsequentes, a planta do hotel que em alguns momentos não bate nas cenas seguintes e assim por diante. Vai muito do que cada um quer acreditar.

O tapete invertido em cenas sequenciais

Nenhuma dos apontamentos acima feitos pelos entrevistados é definitivo, claro ou convincente, não passam de opinião. É um caso muito claro de procurar pelo em ovo. O Labirinto de Kubrick tem como papel homenagear O Iluminado e diverte na medida em que é interessante se buscar significados ocultos em um filme clássico como esse. Nada mais. A impressão é de que estão forçando a barra, o tempo todo.
Veja abaixo o trailer de O Labirinto de Kubrick.


Nenhum comentário: