terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

A GRANDE APOSTA (2015)

Elenco estrelado e roteiro descomplicado - dois maiores trunfos

A GRANDE APOSTA (The Big Short / 2015) - Um cara eclético e competente. Adam Mckay flutua com segurança pelos mais diversos gêneros, principalmente a comédia - com os inúmeros filmes que dirigiu com Will Ferrell no elenco. Mas agora Adam se "arrisca" - e aqui cabe um belo trocadilho em se tratando do seu mais recente filme - com o festejado A Grande Aposta. Adam assina também o roteiro do filme estrelado por Christian Bale, Brad Pitt, Steve Carell (mais uma vez em um papel dramático) e Ryan Gosling.

O verdadeiro "Show me the Money!!!"

A história, baseada em fatos reais, se passa em 2005. Michael Burry (Bale) é um gênio do mercado de ações, por isso virou chefe de uma das companhias. É muito excêntrico também. Tem um olho de vidro, escuta rock dos mais pesados em alto volume no meio do trabalho, e vai trabalhar de bermuda e camiseta surradas no meio de Wall Street. Ele é tolerado pelos empregados, porque é - e sem questionamento - um cara com uma visão privilegiada e um faro do mercado dos mais apurados.

Um gênio excêntrico

O pontapé da história é dado por Burry, que descobre que em pouco tempo a economia norte americana vai falir, tendo como início a falência no mercado imobiliário. Os bancos vão liberando mais e mais créditos para pessoas que não podem pagar, a bolha vai inchando, inchando e ninguém percebe. Burry decide apostar todo o dinheiro da sua empresa - cerca de 1,3 bilhão de dólares - na falência de todo o sistema. Aí está a grande aposta.

A teia de influências que uma simples - mas certeira, aposta causa

Os demais personagens da trama giram em torno dos efeitos realizados por essa aposta - que acaba por se confirmar. Menos de três anos depois o mercado imobiliário norte americano abriu falência, milhões de pessoas perderam os seus empregos e suas casas.

Adam Mckay em ação, atrás de pé Steve Carell

Carell vive um dos donos de uma das empresas de aplicações. Ele enfrenta seus próprios demônios pessoais, enquanto encara a realidade de Wall Street - sonha com o sucesso, é nervoso e está sempre estressado, discutindo com as pessoas nas ruas. Como chefe, vive gritando com os funcionários, enquanto decide se deve comprar mais ações ou vendê-las antes que desvalorizem.

Um homem símbolo de Wall Street

Gosling é o urubu, um homem que vive de facilitar as negociatas entre as ações - buscando compradores para fazer seus próprios investidores mais felizes. Ele encarna o movimento constante em Wall Street, sem ele a roda não para de girar. Mesmo que seja para girar ao contrário, se isso for render alguns milhões a mais para ele e claro, os investidores.

Um urubu

Pitt, que também assina a produção de A Grande Aposta, vive um guru de dois jovens que largaram tudo atrás do sonho de riqueza em Wall Street. As consultas são por telefone, sempre à distância. Mas quando a aposta de que a maior economia do mundo está despencando, ele larga tudo e se junta aos dois jovens. Nenhum desses gananciosos quer perder 1 centavo em jogo.

O veterano guiando inexperientes no mundo financeiro

A Grande Aposta não é um filme fácil, trata de um assunto espinhoso e profundo, fazendo uso do "economês", com muitos números, porções, frações e siglas. Adam Mckay fez um filme leve e fácil de acompanhar. Ele tenta ao máximo "traduzir" a linguagem e fazer paralelos. Ele usa gráficos e participações de pessoas de fora desse mundo para fazer paralelos, como Selena Gomez, um chef de cozinha e uma modelo numa banheira cheia de espuma. E ajuda.

Ponta de Selena Gomez

O filme funciona na medida em que escancara o antes pensado infalível - mercado financeiro norte americano. Todos os dias pessoas em Wall Street lucram com a desgraça e a tragédia de milhões de pessoas, principalmente pobres e imigrantes. O elenco afiado e as interpretações muito boas - principalmente de Bale - ajudam a digerir um filme que trata de um assunto delicado. É triste, mas a realidade.
Veja abaixo o trailer de A Grande Aposta.


Nenhum comentário: