sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

PERDIDO EM MARTE (2015)

"Tragam ele de volta pra casa"

PERDIDO EM MARTE (The Martian / 2015) - Ridley Scott é um cara que gosta de encarar o desconhecido. Dirigiu Alien - o encontro do ser humano com o tal bichão de outro planeta, Thelma e Louise - duas amigas que embarcam numa viagem inconsequente pelas estradas dos EUA, Blade Runner - um mundo novo com seres humanos em contatos com replicantes e robôs e outros seres, Prometheus - outra busca do homem fora do planeta Terra. E agora Scott dirige a adaptação do livro lançado em 2011, Perdido em Marte.

Ridley Scott em ação

Aqui, ele abusa do uso da trilha sonora e da leveza para conduzir a história de Mark Whatley, um astronauta que dado como morto pelo resto da equipe, é abandonado em Marte. O que poderia ser uma jornada desesperada de um ser humano em um lugar absolutamente inóspito, se torna uma viagem divertida de uma pessoa que não desiste do sonho de voltar para casa, embora saiba que as chances são  terrivelmente pequenas. Matt Damon vive Mark.

Literalmente, uma jornada pelo desconhecido

Botânico de formação, Whatley descobre um jeito de criar água e cultivar batatas. Os dias - ou os sóis, no caso - passam e Whatley vai se virando muito bem, usando com consciência também os suprimentos dos demais membros das equipe, que ficou para trás. E não pense que isso é spoiler não! Tudo isso se passa em menos de 40 minutos das mais de 2 horas e vinte de projeção. Muita coisa ainda vai acontecer em solo marciano.
O diário de Whatley
O que poderia ser apenas um filme sobre um homem tentando desvendar e sobreviver em um ambiente onde tudo é contrário acaba se tornando uma operação de resgate, a partir do momento que a Nasa - através de fotos dos satélites - descobre que Whatley está vivo e bem. O que fica a pergunta pro resto do filme é... como tirar o astronauta de Marte e trazê-lo pra casa?

A "morada" de Whatley

Perdido em Marte tem seu mérito principal na leveza com que um assunto denso e desesperador é tratado. O cômico Whatley, que Damon cria, lhe rendeu uma indicação ao Oscar de melhor ator. Apesar de ser uma boa atuação de Damon um fato me chamou muito a atenção. Depois de ficar tanto tempo no espaço se alimentando mal, era normal que ele perdesse alguns quilinhos ou muitos no caso. Mas toda hora que o personagem aparece magricelo de tudo é com um dublê, não vemos Damon magricelo - como aconteceu com Tom Hanks em O Náufrago ou Christian Bale em O Operário. Pena, isso deve custar o Oscar.

Damon tentando um Oscar, mas sem "emagrecer"... porque?

Jessica Chastain faz a comandante da nave que autorizou a fuga de Marte - largando Whatley pra trás - Jeff Daniels o executivo da Nasa que tem a caneta na mão para autorizar ou não uma missão resgate e Chiwetel Ejiofor, como outro executivo da Nasa. Todos muito bem.

O elenco principal do filme

É incompreensível a escalação de Kristen Wiig no papel de secretária de comunicação da Nasa. Ela não é boa atriz, embora uma excelente comediante. Sua performance não serve de parâmetros, cada vez que ela entra em cena, a impressão que dá é que ela vai soltar algo infame ou tropeçar em alguém ou ainda jogar uma torta na câmera, mas nunca atuar.

Incompreensível a escalação Kristen Wiig no papel

Uma trilha sonora de respeito, que precisa ser mencionada - Jimi Hendrix, a clássica Starman do David Bowie - que toca inteira aliás - e I Will Survive, que encaixa perfeitamente na temática do filme.

Whatley conta seus progressos para câmeras instaladas na estação espacial

Perdido em Marte tem alguns pontos negativos - além dos enumerados, não vale nem a pena citar a insistência dos norte americanos em achar que o mundo está a seus pés o tempo todo e corta pra Londres paralisada vendo as imagens de um resgate, a transmissão ao vivo para todos os países e que aquela baboseira nacionalista toda - mas muito mais positivos. E é com eles que fico para dizer que sim, Perdido em Marte é um ótimo filme. Sim, Matt Damon mostrou que é um bom ator. E o mais importante - Sim, Ridley Scott ainda sabe fazer bons filmes. O velhinho não perdeu a mão. E esse último ponto merece sim muito destaque.

Todo passo é desconhecido

Veja abaixo o trailer de Perdido em Marte.



2 comentários:

Regiane disse...

Olá!!!
Ainda não assisti ao filme, mas li o livro, que é viciante e divertidíssimo!!!!!

Adorei a resenha!

Regiane disse...

Olá!!!

Assisti o Filme!!! Gostei bastante, senti falta de 2 partes que são bem importantes no livro, talvez daria um pouco de dramaticidade ao filme.

Abraços!