sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

BROOKLYN (2015)

Um amor verdadeiro como pano de fundo para a construção de uma cidade

BROOKLYN (2015) - Em comparação com os demais concorrentes ao Oscar de melhor filme no ano de 2016, Brooklyn talvez pareça o mais sem sal, meio sem graça. "Mas porque esse filme está concorrendo ao maior prêmio do cinema?", alguns talvez se perguntem. Brooklyn é baseado em um livro e roteirizado por Nick Hornby - o mesmo roteirista de Alta Fidelidade e Um Grande Garoto por exemplo.

Uma menina irlandesa que queria mais

A história se passa na década de 50 com uma jovem irlandesa - Eilis - que arrisca tudo ao viajar para os EUA em busca de uma melhor condição de vida, deixando para trás a irmã e a mãe. Durante a longa viagem de barco ela começa a aprender com a vivida companheira de quarto um pouco de malandragem - e Eilis precisa. Ela é ingênua e não está preparada para o desafio que vai encontrar.

De barco, os desafios de uma imigrante

Nos EUA ela se hospeda numa pensão para mulheres no bairro do Brooklyn, um dos distritos mais procurados por estrangeiros na época - principalmente os europeus que fugiam dos efeitos colaterais da Segunda Guerra, que tinha acabado há cerca de 5 anos. A governanta comanda as mulheres que ali moram com mãos de ferro, exigindo disciplina o tempo todo, mas dando liberdade até um certo limite. A veterana Julie Walters encarna a dona da pensão.

A disciplinadora dona da pensão - a mãe que Eilis encontrou nos EUA

Eilis sofre de saudades de casa, da mãe e da irmã. Mas aos poucos começa a se sentir em casa no país estrangeiro. Arruma trabalho e um namorado - Tony, imigrante italiano que trabalha como encanador. Juntos, os dois imigrantes começam a namorar e dão um novo sentido para as suas vidas.

Irlanda e Itália se encontram no Brooklyn

Até que uma carta chega e Eilis fica sabendo que a irmã morreu subitamente e ela decide voltar para a Irlanda, para passar um tempo com a mãe. Mas não antes sem se casar - em segredo - com Tony. Na Irlanda Eilis passa a ser cortejada por um jovem rico e bom partido. A jovem fica perdida sobre o que fazer.

Dividida entre dois amores

Sua vida se torna uma mescla de sentimentos - primeiro a culpa por estar se interessando por um rapaz mesmo estando casada com outro no papel, segundo a frustração ao perceber que a sua relação com a mãe esfriou completamente, terceiro orgulho por estar muito melhor do que as suas antigas amigas que preferiram ficar na Irlanda.

Um austero jantar de família

Brooklyn é um filme de muitas cores - uma paleta pastel, sem graça na parte inicial quando Eilis ainda mora na Irlanda passando por tons vivos e coloridos a partir do momento que ela chega aos Estados Unidos e por fim mais vida ainda quando ela volta triunfante pro país de origem.

Saindo uma menina, voltando uma mulher

Brooklyn é mais do que simplesmente uma história de amor. O diretor John Crowley teve a sensibilidade de entregar um filme irretocável no que diz respeito à construção de uma cidade pelos imigrantes. Eles construíram aquela cidade, fugindo das sequelas da Guerra em seus países e se concentraram, no bairro de Nova York com duas grandes comunidades de imigrantes - os irlandeses e os italianos. Está aí o pano de fundo que é o grande mérito do filme.
Veja abaixo o trailer de Brooklyn.


Nenhum comentário: