segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

NEBRASKA (2013)

Woody, só a sombra do homem que já foi

NEBRASKA (2013) - Alexander Payne é um diretor que curte um bom road movie. Foi durante as filmagens de Sideways - Entre Umas e Outras que o roteiro de Nebraska caiu em suas mãos. Mas Payne queria evitar a todo custo ser rotulado de diretor de um tema só. Anos e mais anos se passaram - quase 10 para ser preciso - até que Payne decidisse rodar Nebraska.

Bruce Dern sendo dirigido por Alexander Payne

O roteiro gira em torno de uma relação entre pai e filho. Woody (Bruce Dern) está com princípio de alzheimer. As pessoas dizem que ele não sabe o que está acontecendo à sua volta na maior parte do tempo. Ele recebeu pelo correio uma propaganda de uma revista que dizia que ele, Woody Grant, teria direito a receber a quantia de 1 milhão de dólares numa cidade há mais de 1000 quilômetros de casa. Impedido de dirigir e sem apoio da esposa, Woody começa a sua jornada a pé mesmo.

Em busca do prêmio... a pé

Por várias vezes David (Will Forte), o filho mais novo, vai resgatar o pai nos acostamentos de estradas e tenta o convencer que o bilhete de 1 milhão de dólares é falso, não passa de uma propaganda. E o leva de volta pra casa. O pai não acredita e tenta à todo custo voltar à sua viagem,

Pai e filho se descobrindo

Kate (June Squibb) vive a esposa de Woody e vem dela os momentos de leveza no filme. A maioria deles chega a ser engraçado. Mas ela não esconde sua irritação com o marido. E tudo fica ainda pior quando o filho David toma uma decisão. Ele pede licença no trabalho para levar o pai até a distante cidade, com a esperança de que o pai veja com os próprios olhos que tudo não passa de um mal entendido. E lá se vão Woody e David para a viagem pelas estradas de Nebraska.

Kate, esposa de Woody

Eles se hospedam na casa de familiares, onde Woody e Kate moravam anos atrás quando os filhos ainda eram pequenos. Não demora para que toda a cidade fique sabendo que Woody é "milionário". E aí começam os problemas, todo mundo quer um pouco do dinheiro. David nega a história toda, sem que o pai perceba, enquanto Woody fica olhando para o vazio boa parte do tempo.
Uma família gananciosa

Ao final, pai e filho chegam ao destino. E o mundo de Woody desaba quando ele descobre a verdade. Sua cara de desolação é de cortar o coração, seus sonhos acabam despedaçados. Mas ainda lhe resta um momento de alegria que o filho proporciona.

Mãe, filho e o pai ao fundo

A história triste de um pai que aos poucos vai ficando mais doente, acaba sendo levada de forma leve, muito pela rabugice de Woody e Kate, que juntos formam um casal de velhinhos nada simpático, mas divertido de se ver junto. Um road movie de descoberta, que proporciona belos momentos de uma relação reconstruída entre pai e filho. Emocionante e na medida.
Veja abaixo o trailer de Nebraska.



Nenhum comentário: