sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

MOONLIGHT - SOB A LUZ DO LUAR (2016)

Três fases da vida de um homem

MOONLIGHT - SOB A LUZ DO LUAR (Moonlight/2016) - Barry Jenkins é um diretor novato de 37 anos, fruto dos subúrbios onde via de perto as desigualdades sociais e raciais, bem como os problemas com drogas entre os amigos e na própria família - a sua mãe era viciada. Por isso Jenkins se sentiu à vontade na adaptação do livro que virou o filme Moonlight - Sob a Luz do Luar.  

O pequeno sob o pôr do sol

A história é dividida em três atos. O primeiro se chama Little e mostra Chiron, um garoto de uns 9 anos e os problemas que ele enfrenta no bairro pobre e violento onde mora. Ele aparece de repente num barraco, fugindo de uns amigos que querem bater nele. Um homem se mostra amigável, seu nome é Blue (Mahershala Ali em curta porém ótima atuação).

A figura paterna que falta para Chiron

Chiron vai para casa de Blue e da namorada Teresa. O casal dá comida para o pequeno Chiron e lhe faz perguntas sem obter qualquer resposta, ou que seja um olhar. O menino é acuado, medroso, retraído.

Amigos de infância - Chiron e Kevin

No dia seguinte Blue o leva de volta para a sua casa não muito longe dali e o entrega a mãe (Naomi Harris, em grande performance como uma mulher totalmente entregue ao vicio no crack). Chiron vê Blue e Teresa como os pais que nunca teve - ele como a figura paterna que inexiste e ela como a mãe que lhe falta. Ele quer passar os dias longe de casa, sempre que chega é recebido aos berros pela mãe, que volta e meia se entrega ao uso de drogas no meio da sala mesmo.

A mãe dependente e ausente

O segundo ato se chama Chiron e mostra o jovem na fase adolescente, enfrentando bullying dos demais estudantes, principalmente de Tyrrell. O jovem cabeludo vê em Chiron uma presa fácil já que ele continua o mesmo - calado, retraído e sozinho.

Chiron adolescente

A mãe, além das drogas, se entrega à prostituição como forma de levar a vida e conseguir algum dinheiro. Isso deixa Chiron ainda mais fechado, afinal alguns clientes dela são seus amigos de classe. Ele não passa as noites em casa e muitas vezes dorme na casa de Teresa. Até uma noite quando vai à praia e começa a conversar com Kevin, seu amigo de escola. Ali Chiron recebe carinho e se apaixona pelo amigo.

Sob o luar tudo muda na vida de Chiron

O último capítulo se chama Black e mostra Chiron adulto se dando bem no ambiente onde "trabalha". Ele é traficante e vive armado cobrando dívidas e alimentando o vício dos outros. Até que um dia recebe uma ligação de Kevin e eles marcam um encontro no restaurante onde este trabalha como cozinheiro.

Já como um adulto no terceiro ato
Os amigos não são mais tão próximos e nem dividem os mesmos gostos - Kevin agora é casado e pai. Chiron se frustra, mas no final recebe o carinho de Kevin, um abraço carinhoso, de uma pessoa que lhe dá afeto, algo que sempre faltou em toda vida. Fim.

Amigos se reencontram
Moonlight - Sob a Luz do Luar é um filme pequeno mas com atuações fortíssimas e uma história que é um verdadeiro soco no estômago. A forma como ela é contada, episódica, só reforça a clara intenção do diretor - mostrar que a pobreza, a violência e a falta de oportunidade nas comunidades negras atravessa idades. Mas mais do que isso, ele mostra o quão opressor pode ser o mundo para as minorias - no caso aqui um negro homossexual.

Anos depois o reencontro com Kevin

Durante vários momentos Chiron - em todos os três atos - se vira para a câmera, encarando-nos mesmo, de olhos bem abertos e expressão dura. Não diz nada e nem precisa, é como se falasse "E aí? O que você faria no meu lugar?". A trilha também merece destaque justamente por destoar do ambiente do filme, tem muita música incidental, algo mais clássico, que convida à reflexão de uma forma muito mais profunda do que o faria o óbvio uso de rap, por exemplo, nesse caso.

"O que você faria no meu lugar?"

É louvável que um filme levantando importantes discussões - o do preconceito racial e sexual de forma tão crua - alcance o público que vem alcançando, principalmente depois de levar vários prêmios internacionais e ser indicado em oito categorias do Oscar.

Barry Jenkins, de óculos, e os três Chiron

Ainda mais em se tratando de um filme diferente na montagem e edição - com takes mais longos, cenas extensas, silêncios exagerados - e com uma paleta de cor diferente a cada ato - azulada no primeiro ato quando Chiron é uma criança, passando pelo vinho amarronzado da segunda e terminando com acizentado da terceira. É um filme diferente que premia o cinema menor, bem pensado e feito com boas ideias.
Veja abaixo o trailer do ótimo Moonlight - Sob a Luz do Luar.




Nenhum comentário: