domingo, 19 de fevereiro de 2017

UM LIMITE ENTRE NÓS (2016)

Risos raros

UM LIMITE ENTRE NÓS (Fences / 2016) - Tony é a premiação mais importante do teatro - é o Oscar dos palcos. Um Limite Entre Nós é uma das peças mais famosas dos últimos anos no teatro norte americano. Na década de 80/90, James Earl Jones - o imortal dono da voz de Darth Vader - ganhou o Tony por sua interpretação de Troy. Nos últimos anos, os cinco principais atores da nova montagem levaram o Tony também. Toda a turma agora está de volta junta - sob a direção de Denzel Washington.

A peça - um sucesso nos palcos

A história se passa na década de 50 quando Troy (Washington impressionante) leva a vida dura dos subúrbios onde é lixeiro, enquanto tenta manter bom relacionamento com a esposa Rose (Viola Davis magnífica). O problema está na relação dele com o filho, que não recebe carinho algum do pai e chega em certo momento até a questioná-lo: "Porque você não gosta de mim?"

A difícil relação com o filho
Tudo complica ainda mais quanto o truculento Troy descobre que será pai de novo, de uma relação fora do casamento. O relacionamento com a esposa - que por machismo inerente à época já era naquele estilo "homem trabalha e mulher cuida da casa" - desmorona. Rose diz que abriu mão de tudo para manter aquela família unida e é aí que Troy percebe - a força da família nunca foi ele, e sim a esposa.

O esporte no sangue - assim como o pai

Um Limite Entre Nós é o título perfeito para um drama de época sobre uma família negra vivendo numa época difícil, de segregação. Um bom retrato de uma periferia tipicamente americana onde ainda se sonhava com algo melhor, um futuro no mínimo digno.

O irmão de Troy - o Bubba de Forrest Gump

A química do elenco é maravilhosa Também pudera, depois de encenar a peça tantas e tanta vezes - 114 para ser exato - não tem como o time não funcionar. Todos ali sabem de cor o texto que estão dizendo.

Denzel e Viola nos palcos

O problema de Um Limite Entre Nós está justamente no texto. Os diálogos - típicos de teatro - são muito longos e por isso as cenas são enormes. Dentro de uma mesma cena é possível acompanhar vários assuntos acontecendo ao mesmo tempo, não funciona muito bem para cinema não. Na minha opinião o texto poderia ser melhor adaptado - de qualquer forma, ironia ou não, o roteiro concorre ao Oscar deste ano. Acho difícil, mas pode ser que cale a minha boca. Quem sabe...
Veja abaixo o trailer de Um Limite Entre Nós.



Nenhum comentário: