terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

SEXO, MENTIRAS E VIDEOTAPE (1989)

O quarteto

SEXO, MENTIRAS E VIDEOTAPE (Sex, Lies and Videotape / 1989) - Steven Soderbergh não era ninguém no mundo do cinema na metade dos anos oitenta. Mas em apenas oito dias ele mudaria isso. Esse período foi o que demorou para Soderbergh escrever de cabo a rabo o roteiro de Sexo, Mentiras e Videotape.

Soderbergh de boné em ação

O filme independente alcançou um sucesso jamais inesperado por ele ou mesmo pela Miramax, pequena distribuidora que se arriscou a distribuir o filme. Sexo, Mentiras e Videotape concorreu ao Oscar de melhor roteiro e o filme foi premiado ainda com a palma de ouro em Cannes. Nada mal hein?

Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça 

A história é centralizada em quatro pessoas. Ann (Andie McDowell) vive um casamento distante com John, eles não mantém uma relação íntima há bastante tempo, como ela confirma para seu terapeuta. Por vezes - ela admite - John a procura por sexo, mas ela se nega.

Uma relação fria

John então vai à procura de Cynthia (Laura San Giacomo), irmã de Ann, que embarca nessa relação promíscua. Tudo ali é apenas carnal. Eles se ligam o tempo todo, apenas marcando sexo. John larga seu trabalho, inventa uma desculpa mas não perde uma oportunidade de sair para se encontrar com Cynthia.

Cynthia e o caso com o marido da irmã

A chegada do reservado Graham (James Spader) mexe com todos. Impotente assumido, ele se satisfaz gravando mulheres falando sobre as suas experiências sexuais, e guarda as fitas que levam os nomes de cada uma delas.

"Que tal se eu te gravar?"

Admito que me surpreendeu a forma como esse filme se tornou tão vitorioso nos festivais pelo mundo ou mesmo que ele tenha se tornado um dos independentes mais rentáveis do período, o que abriu caminho para muitos outros. Particularmente, achei Sexo, Mentiras e Videotape um pouco sonolento pela forma como Soderbergh conduziu a história e o roteiro previsível demais.

Relatos gravados

De bom destaco a atuação de Spader, sombria e misteriosa na medida. E depois mudando de tom quando a cena pedia isso, vale o destaque. No mais, nada demais, pelo menos não para tanto barulho.
Veja abaixo o trailer de Sexo, Mentiras e Videotape.


Nenhum comentário: