terça-feira, 14 de março de 2017

FEBRE DE JUVENTUDE (1978)

Uma turma sem limites e que sonha alto

FEBRE DE JUVENTUDE (I Wanna Hold Your Hand / 1978) - Nove de fevereiro de 1964, o dia em que quatro rapazes seguiram pros EUA para conquistar o mundo com sua música. Os Beatles ficaram surpresos com a histeria que causaram no aeroporto e depois pelas ruas até o show no programa de maior audiência na época, no Ed Sullivan Show.

Rosie à beira do desespero

Febre de Juventude, dirigido por um jovem Robert Zemeckis e produzido por um iniciante mas celebrado Steven Spielberg, conta a história de um grupo de jovens enlouquecidos com a possibilidade de ter a banda na cidade. Eles viajam de carro para chegar a Nova York e ver o show. Ou pelo menos tentar.

A turma toda - ou parte dela - no carro

E no grupo tem de tudo - uma jovem apaixonada por Paul, outra que está apenas acompanhando as amigas, outro sem carta mas que serve de motorista, outra que é fotógrafa e pretende tirar fotos exclusivas da banda, outra que acha que os Beatles são uma farsa e outro que está irritando depois de ser ignorado por todas as mulheres da cidade.

Elas conseguem entrar no hotel dos Fab Four

A comédia leve e divertida separa os personagens e cria pequenas histórias para cada um deles. Quando o grupo chega ao hotel onde John, Paul, George e Ringo estão hospedados eles se dividem e caem em pequenas ciladas - uma delas consegue por acidente entrar no quarto do Fab Four, outra é expulsa do hotel, outra se enrosca com outro fã enlouquecido que conseguiu um quarto vazio dentro do hotel e juntos começam um pequeno namoro, baseado no amor mútuo pelos Beatles.

Eddie Dezen, o símbolo do nerd nos anos 80

Aliás aí está uma das forças do filme - a comédia física de Rosie e Richard. Ela gordinha e arisca, ele magrelo e alto. Wendie Jo Sperber também atuou como irmã de Marty McFly na saga De Volta Para o Futuro e morreu de câncer aos 47 anos. Eddie Deezen é o símbolo do nerd em diversos filmes dos anos 70 e 80.

Sperber e sua comédia física
Dois não conseguem ver o show. A eles, que ficam do lado de fora dentro da limusine do pai de um deles, é reservado talvez a maior honraria. Ao final da apresentação os Beatles saem correndo do estúdio e entram no carro deles, seguindo de volta para o hotel.

E de repente no quarto do hotel da banda 

Outro ponto alto acontece ainda durante a presentação. Quatro atores são vistos em primeiro plano tocando como se fossem os Beatles e nos monitores e televisores espalhados pelo estúdio, são exibidas imagens da apresentação original de 1964.

Boa sacada

Leve, divertido e agrada a fãs - mas não só eles - dos Beatles. Febre de Juventude talvez tenha sido prejudicado devido ao sucesso mundial estrondoso de Grease: Nos Tempos da Brilhantina, que foi lançado no mesmo ano. Por isso mesmo Febre de Juventude não é dos filmes mais fáceis de serem encontrados, apesar de ter sido exibido com exaustão na sessão da Tarde nos anos 80. Mas acredite, vale a procura.
Veja o trailer de Febre de Juventude.


    

Nenhum comentário: