sexta-feira, 3 de março de 2017

12 ANOS DE ESCRAVIDÃO (2013)

Solomon Northup, por um engano ficou afastado da família e vivendo como escravo por 12 anos

12 ANOS DE ESCRAVIDÃO (12 Years a Slave / 2013) - É sempre um tema difícil, espinhoso, mas que ainda faz sangrar as cicatrizes. E impressiona os velhinhos da Academia. 12 Anos de Escravidão foi indicado a 9 prêmios no Oscar de 2014, ficou com 3 - melhor filme, melhor roteiro adaptado e melhor atriz coadjuvante para Lupita Nyong´o.

A premiação do Oscar com 3 estatuetas

Solomon Northup fez da sua vida um livro, que inspirou o roteiro de 12 anos de Escravidão. O filme começa com Solomon (interpretado na medida pelo ótimo Chiwetel Ejiofor) e outros escravos recebendo instruções de como cortar cana. Solomon está ali por engano.

Solomon tentando escrever uma carta, que viraria livro anos depois

Em um flashback voltamos ao período onde Solomon, muito bem vestido, junto com sua esposa e dois filhos, são vistos caminhando pela cidade e sendo saudados por várias pessoas. Ele é inteligente, um homem livre, na Nova York de 1840. A família pega uma charrete e se muda para outro lugar e Solomon seguirá o mesmo caminho, mas antes é convencido por dois homens que lhe prometem pagamento em troca de seus serviços - Solomon é talentoso, toca violino, e fora convidado para animar o circo dos dois homens. Naquela noite, ele janta com os dois, bebe demais e acorda acorrentado.

Na noite da "emboscada"

Solomon é, de novo, visto como escravo, passa a ser confundido com um tal de Platts que deveria estar ali. Quanto mais Solomon se diz um homem livre mais ele apanha. Com o passar dos dias ele percebe que seus esforços de contactar a família são inúteis.

Por engano entre os demais escravos

Passa por capatazes terríveis, mas revida sempre que pode. Em uma dessas cenas, Solomon toma o chicote de Tibeats (Paul Dano) e o açoita tanto e com tanta força a ponto de fazer Tibeats pedir desculpas à Solomon. Vendido à oura fazenda, ainda como escravo, Solomon se torna "propriedade" de Edwin Epps (o sempre ótimo Michael Fassbender).

Solomon e Tibeats

Lá, Solomon conhece Patsey (Lupita Nyong´o), uma escrava magra, frágil, mas forte como seu olhar. Patsey cai nas graças de Epps e é maltratada pela esposa dele por isso em um plano sequência assustador de quase 5 minutos dela sendo castigada em uma árvore.

A força no olhar

SPOILERS

Pouco depois Solomon pega confiança em Bass (Brad Pitt) e lhe conta toda a sua história. Bass leva adiante. O xerife aparece na fazenda para checar a história e leva Solomon embora em sua carroça, Epps protesta em vão. Na última cena do filme a redenção de Solomon, ele é levado à sua casa onde reencontra os filhos, a esposa e um neto que não conhecia. A única coisa que pede é perdão. Solomon Northup morreu pouco depois em 1853, mas conseguiu publicar seu livro contando a sua trágica história.

Bass (Pitt) ouve a história de Solomon e decide fazer algo a respeito


FIM DOS SPOILERS

São vários os acertos de Steve McQueen na direção. Não há sentimentalismo barato, ele não faz uso de trilha para conduzir à emoção, levar a platéia onde quer, não precisa. Tudo acontece de forma natural e fluída, sem flashbacks (tirando aquele pequeno do começo). É uma história forte e triste em sua essência.

O impiedoso Epps (Fassbender) e sua tortura psicológica sobre Solomon

12 Anos de Escravidão é aqueles filmes para engasgar com a pipoca no cinema, não é fácil, e merece todos os créditos de ótimo filme que realmente é. As atuações são precisas, assim como a condução firme. Tratar um assunto tão delicado sem apelações já é dar o devido respeito ao tema. E isso toda a equipe faz com maestria.
Veja abaixo o trailer de 12 Anos de Escravidão.


Nenhum comentário: