domingo, 28 de janeiro de 2018

CORRA! (2017)

A imagem que marca e define o filme

CORRA! (Get Out / 2017) - Jordan Peele estreou na cadeira de direção depois de anos e anos como redator e ator de esquetes cômicas. E foi justamente através de uma peça de comédia que ele tirou a ideia de Corra!. Sim, é isso mesmo. Eddie Murphy em um dos seus stand-ups na década de 80 contava uma piada sobre a relação dos brancos com figuras/momentos assustadores à noite e o terror em geral. Foi daí que Peele sacou que daria uma boa ideia colocar outros elementos em cena. Acredite, Murphy chegou a ser cotado para estrelar Corra!, mas Peele mudou de ideia.

Peele em ação

Corra! conta a história de Chris, um rapaz negro (Daniel Kaluuya) que está indo conhecer os pais da namorada Rose em uma casa no meio da floresta. Como se já não bastasse a tensão de tal evento, Chris começa a reparar que lá as coisas não são muito normais. O pai dela é neurocirurgião e a mãe psiquiatra/psicóloga especializada em hipnose.

Namorados

Ele repara que os empregados da casa - o jardineiro e a faxineira, ambos negros - são muito estranhos, tem sorrisos forçados, conversam roboticamente... enfim, não aparentam ser normais. Logo depois é convidado pela mãe da namorada para uma sessão de hipnose. Aceita. E daí pra frente Chris descobre algo assustador da família e pior... sem spoilers, ok?

A família de Rose - prestativa

Corra! é genial na medida em que usa de um roteiro dos mais simples para contar uma história de terror - no caso social também - que assusta e incomoda. É daqueles que dá vontade de conversar sobre logo depois de sair do cinema e que ficam com a gente por um tempo ainda. Principalmente a cena mais marcante do longa e que estampa alguns dos cartazes do filme - Chris sentando numa poltrona chorando com os olhos arregalados.

Um dos cartazes do filme - inspiração em O Ódio, longa francês dos anos 90

Aliás, Kaluuya está perfeito no papel. Seu olhar nos diversos momentos em que ele se vê sem saída demonstra tal força qual Lupita Nyong´o mostrou em 12 Anos de Escravidão, filme pelo qual ela levou o Oscar de melhor atriz em 2014. Por falar nisso, Kaluuya concorre ao Oscar de melhor ator. Sinceramente acho que não leva, mas só a indicação já é um reconhecimento e tanto.

Ótimos atores coadjuvantes

Assim como Corra! que conseguiu emplacar outras três indicações na grande noite do cinema - melhor roteiro original, melhor direção e melhor filme. Isso para um filme de terror é um alcance e tanto.

Uma das cenas mais marcantes do longa

O problema de Corra!, a meu ver, é que ousou pouco na conclusão dos pontos que levantou. Explico - apesar do roteiro ser eficiente ao nos passar uma constante claustrofobia, ele peca ao solucionar o caso de uma forma muito simples. Mas isso não estraga a experiência incrível de assistir Corra!, de forma nenhuma.
Veja abaixo o trailer de Corra!


Nenhum comentário: