terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

THE POST: A GUERRA SECRETA (2017)

A redação, o coração do jornal

THE POST: A GUERRA SECRETA (The Post / 2017) - Alguns assuntos nunca saem de moda - como por exemplo a imprensa sendo usada como ferramenta para derrubar ou denunciar governos autoritários. Os mesmos governos que evitam a imprensa para que não sejam divulgados seus segredos/crimes mais escabrosos. Uma das obras mais famosas com essa temática é Todos os Homens do Presidente, que contou o caso de dois jornalistas do The Washington Post que jogaram no ventilador o escândalo de Watergate e tiveram papel fundamental na queda/renúncia do presidente Richard Nixon em 1974.

Um trio que chama público

Em The Post: A Guerra Secreta, um time de titãs das telonas - Steven Spielberg, Tom Hanks e Meryl Streep - se junta para contar a história real de jornalistas do mesmo The Washington Post, um dos mais respeitados jornais impressos dos Estados Unidos, que recebeu, no começo da década de setenta, uma série de documentos secretos que afirmavam que a Guerra do Vietnã foi uma fraude.

Manchetes destrutivas

Em outras palavras, jovens americanos foram enviados ao país oriental apenas para evitar uma humilhação maior - que seria a derrota norte americana para um país belicamente inexpressivo. Propósito na guerra do Vietnã não havia nenhum. Cerca de 70% das vidas que se perderam lá - segundo dados mostrados no filme - foram à toa.

O editor chefe e a dona do jornal

Os documentos que comprovam as informações foram entregues ao jornal The New York Times, mas o governo Nixon conseguiu, através de uma ordem judicial, evitar que fossem publicadas. Coube ao The Washington Post publicar ou não. Kat Graham (Meryl Streep), a dona do jornal à época, decide peitar o presidente e publicar tudo. Ben Bradlee (Tom Hanks) é o editor chefe da equipe que transformou milhares de páginas do documento no texto que estampou a capa do jornal.

A equipe

A mensagem de The Post, além é claro de trazer à tona uma história impressionante onde a ditadura à imprensa quase venceu a notícia, é totalmente anti-Trump. Spielberg, que já se mostrou contrário às visões do atual presidente norte americano, entrega um filme essencial e que funciona como uma mensagem pra lá de efetiva.

Spielberg em ação

Além disso, The Post é uma ode ao jornalismo que flerta com Todos os Homens do Presidente, não só no resumo como na amarração final. O filme de Spielberg termina exatamente no momento em que Nixon faz uma ligação proibindo qualquer jornalista do The Washington Post de manter contato com alguém da Casa Branca. "Nada de notícias pra eles". E enquanto isso luzes de lanterna são vistas no escritório do partido democrata, escancarando o escândalo de Watergate.

Ode ao jornalismo

O longa de Spielberg foi indicado a 6 Globos de Ouro - não levou nenhum - e a 2 Oscar, melhor Filme e melhor atriz para Meryl Streep. Desta vez, aposto que sairá de mãos vazias, ao contrário do Spotlight, que tem uma temática parecida e faturou 2 estatuetas na premiação de 2016.
Veja abaixo o trailer de The Post: A Guerra Secreta.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito boa crítica. Eu acho que para ser um filme que contou uma história que afetou o jornalismo na América deve ter sido muito melhor, ainda eu acho que The Post é um uma historia que vale a pena ver. Desde que eu li o resumo fiquei emocionada. Eu acho que os filmes do Steven Spielberg são muito interessantes. A verdade é uma historia que vale a pena ver. O filme superou as minhas expectativas, realmente o recomendo.