terça-feira, 27 de novembro de 2007

MUNIQUE - Spielberg é um cineasta surpreendente. Ele consegue se reciclar a cada ano, a cada obra. Aliás, ele pode até passar longe do genial, mas que ele é um produtor/diretor de mão cheia, ah isso ele é! Com Munique ele concorreu a 5 prêmios Oscar e 2 Globo de Ouro com muito mérito. O cinema engajado politicamente, que nunca foi seu forte, começa a ser mais presente na sua cinebiografia, já que anos antes ele havia entregado A Lista de Schindler.
Aqui, ele retrata a história real de 5 terroristas israelenses que são contratados para matar 11 palestinos que estiveram envolvidos com o atentado nas Olimpíadas de Munique, em 1972, que vitimou dezenas de atletas e treinadores daquele país. Spielberg gosta de cutucar vespeiro... ele poderia ser tachado como uma pessoa que toma parte de qualquer um dos lados indicando favorecimento, mas não... sua mão firme não pende para lado algum.
A duração pode ser um pouco exagerada (2h40), mas o resultado, tanto pelo conteúdo histórico como pela aula de dieção, vale muito a pena.

Nenhum comentário: