quarta-feira, 20 de junho de 2018

DIGAM O QUE QUISEREM (1989)

Clássico

DIGAM O QUE QUISEREM (Say Anything... / 1989) - Nenhuma cena dos filmes adolescentes dos anos oitenta é tão icônica quanto essa aí em cima. É a primeira que vem à cabeça quando se fala em Digam o que Quiserem, o longa de lançamento do diretor Cameron Crowe e um dos primeiros de John Cusack como protagonista.

Cusack e Crowe no set de Digam o que Quiserem

Lloyd (Cusack) acaba de se formar e consegue o telefone de uma amiga de classe por quem é apaixonado. Ele liga e juntos vão à uma festa, se apaixonam e começam a namorar. Até aí tudo normal, parecido com outras centenas de filmes. Mas só parece. Lloyd gosta de praticar kickboxing ("é o esporte do futuro"), mas não é o estereótipo do atleta. É um cara comum, que mora com a imã e o sobrinho pequeno. Suas melhores amigas são duas meninas com quem divide suas angústias e vontades.

A coragem de simplesmente... ligar para ela

A namorada, Diane, é a mais bonita do colégio, inteligente, mas em nenhum momento ela é pintada como a garota popular, não é esnobe. Tem um pai protetor e amigo, figura que ela escolhe para dividir as suas histórias e seu dia a dia. Tanto ela quanto Lloyd são personagens mais reais, que qualquer um de nós poderia ter encontrado na época do colégio.

A mais bonita do colégio

E é justamente por isso que afirmo sem receio que essa história foge dos estereótipos dos filmes adolescentes da década de 80. A história de amor do casal encontra uma barreira justamente quando Diane descobre que o pai é um impostor que enriqueceu surrupiando dinheiro dos velhinhos do asilo onde trabalha. Chocada pela descoberta e sem tempo para dedicar ao namorado, Diane termina a relação e deixa Lloyd devastado.

Na chuva o pé na bunda

Aí chegamos na famosa cena. A música aqui, "In Your Eyes" de Peter Gabriel, tocada em alto e bom som pelo boombox de Lloyd, enquanto Diane no seu quarto, ouve, entende o recado, mas não se levanta da cama. A música do casal passa o recado exato já que ele sempre falou pras amigas o quanto havia se apaixonado pelo olhar da menina. Olha a cena famosa aí:



E abaixo a cena descrita no roteiro original.


O casal acaba reatando pouco depois, no momento em que Diane mais precisava. Seu pai passa a ser perseguido por oficiais da justiça pelas fraudes que cometeu e acaba preso. Lloyd e Diane ainda o visitam na prisão. Na cena seguinte o casal está dentro de um avião, seguindo para Londres. Diane ganhou uma bolsa para estudar lá.

Na cena final, no avião

Digam o que Quiserem não tem um ritmo comum, ele é mais lento, sem adolescentes chapados, drogados ou músicas chicletes tocando no fundo a todo momento. Outro estereótipo na qual o filme de Crowe não embarca.

Fugindo dos estereótipos

Um filme incomum, que não se encaixa em parâmetros dos filmes de adolescente dos anos 80. É mais do que isso. "Um filme de amor para pessoas que não falam `eu amo você`", é a definição do próprio Crowe para Digam o que Quiserem. Talvez a mais acertada.
Veja abaixo o trailer de Digam o que Quiserem.


Nenhum comentário: