domingo, 24 de junho de 2018

ARTISTA DO DESASTRE (2017)

Franco e Wiseau, na mesma cena

ARTISTA DO DESASTRE (The Disaster Artist / 2017) - Ed Wood sempre frequenta a lista dos piores diretores da história. E Plano Nove do Espaço Sideral, de 1959, a sua obra-prima... no caso ao contrário. O filme sofre com atuações caricatas, um roteiro simplista e aeronaves de papelão com cordinha aparecendo. É um dos piores filmes já feitos e ganhou status de cult. Mas tem lá seu charme e no fundo, nem acho tão ruim assim.

Plano 9 do Espaço Sideral 

Mais de quarenta anos depois The Room foi lançado. Esse sim ruim até o osso. Já que Tommy Wiseau tinha dinheiro para fazer algo melhor. Só não tinha talento e mesmo assim escreveu, produziu, dirigiu e estrelou The Room. E é justamente a história dos bastidores deste filme que O Artista do Desastre retrata.

Franco dirigindo

James Franco está excelente como Wiseau, um cara desligado do mundo, desconectado de qualquer padrão de fala ou postura, tem sempre o olhar perdido como se estivesse bêbado e com trejeitos exageradamente lentos, além é claro de uma risada irritante, porém marcante.

Wiseau e Franco

Ao lado do seu único amigo Greg (interpretado por Dave Franco, irmão mais novo de James), eles s mudam para Los Angeles com o sonho de entrar para o mundo do cinema. O problema é que depois de tantas negativas em testes e de agentes, a dupla decide por conta própria, fazer um filme independente negando o grandes estúdios.

Greg (Dave Franco), o melhor amigo

Artista do Desastre acompanha as gravações caóticas de The Room. O exagero aqui faz parte do espetáculo - segundo o filme, Wiseau por várias vezes chegou atrasado no set, brigou com toda a equipe, não conseguia decorar falas simples, era motivo de piada e mandou todo mundo embora na reta final, contratando uma equipe novata para fazer apenas a última cena. E tudo isso gastando dinheiro próprio, algo em torno de 6 milhões de dólares, que nunca ninguém soube a origem.

A equipe desanimada no set

O filme termina com a exibição de The Room e o constrangimento de Wiseau por seu drama ter arrancados risos estéricos da plateia. Isso no começo. Depois ele percebeu que o filme, por pior que fosse, funciona na medida em que causou alguma emoção em quem assistia.

Não era bem essa a reação que ele esperava?

Até hoje, The Room é exibido com relativo sucesso em sessões da meia noite e por isso recebeu o status de filme cult. Artista do Desastre é uma ótima comédia, algo que nos incomoda por fazer rir de um personagem tão excêntrico e com um produto final tão pífio e que, o pior de tudo, ainda arrecada quantias razoáveis de dinheiro. A direção de James Franco é segura e entrega um filme elogiada por crítica e público, além de ser indicado ao Oscar de melhor roteiro adaptado.
Veja abaixo o trailer de Artista do Desastre.

Um comentário:

Unknown disse...

Foi um excelente filme, os irmãos Franco são muito talentosos. Além disso, Dave Franco faz excelentes dublagens. O que ele fez em Lego Ninja Go pareceu-me excelente. É um filme encantador desde o inicio, a historia e sobre todos os personagens são adoráveis. Sem dúvida é um dos mehores lançamentos de filmes 2017. O ritmo da historia é ameno e a mensagem que tem o filme é muito fofa, definitivamente recomendado. A história é muito divertida e original, pelo mesmo, tanto crianças como adultos podem desfrutar dele. Foi uma grande surpresa de animação.