terça-feira, 5 de junho de 2018

THE OUTSIDERS: VIDAS SEM RUMO (1983)

Brat Pack

THE OUTSIDERS: VIDAS SEM RUMO (The Outsiders / 1983) -  Uma carta com um estranho pedido - "você poderia transformar este livro num filme". Foi o que Coppola recebeu de um bibliotecário. Boa ideia! E foi o que ele fez. Dirigiu o longa inspirado no clássico livro The Outsiders - Vidas Sem Rumo de 1967 e fez um filme que também se tornou igualmente clássico.

Ponyboy e Johnny

Clássico não apenas pela história, mas pela reunião de jovens atores que alcançariam certo êxito nas suas carreiras - Patrick Swayze, C. Thomas Howell, Rob Lowe, Matt Dillon, Ralph Macchio, Emilio Estevez, Diane Lane e Tom Cruise. Boa parte deles, mas não todos, ficaram conhecidos como "Brat Pack", nome dado a vários atores jovens que apareceram em alguns filmes no começo da década de 80. O título é uma homenagem ao "Rat Pack" grupo de artistas famosos e populares na década de 50 e 60 que apareciam juntos em alguns filmes, entre eles Frank Sinatra, Dean Martin e Sammy Davis Jr.

Rat Pack - Dean Martin, Sammy Davis Jr e Frank Sinatra

A turma toda - Cruise, Lowe, Howell, Macchio, Dillon, Estevez e Swayze

The Outsiders - Vidas Sem Rumo se passa no começo da década de 60 e retrata os Greasers - gangue de jovens que vestem jeans e camisetas surradas e usam cabelo com gomalina. São pobres, moram no lado norte da cidade e geralmente tem famílias quebradas, desfeitas. São carentes de quase tudo - alguns de inteligência, outros de bons modos.

Coppola comandando os garotos

Os rivais são os Socs - palavra que deriva de "sociáveis" -, grupo formado por jovens do lado sul da cidade, todos bem de vida, com carros do ano e roupas sempre limpas e bem ajustadas. As brigas entre os Socs e os Greasers são constantes, resultando até em mortes. É o que acontece numa emboscada dos Socs contra os integrantes mais jovens dos Greasers, Ponyboy e Johnny. Este último acaba levantando um canivete e mata um dos rivais.

Johnny e o corpo ao fundo

Seguindo o conselho de Dallas, o mais durão da turma, a dupla se esconde alguns dias numa igreja afastada. Ao mesmo tempo em que uma outra briga, uma espécie de revanche é marcada. Mas tudo cai por terra quando os Greasers salvam umas crianças de um incêndio e se tornam heróis locais.

Salvando as crianças do incêndio

A briga acontece mesmo assim. Sem morte, mas com vitória dos Greasers. Mas que vitória? Eles continuarão sendo os pobretões e mal vistos da cidade, com pouca oportunidade e nenhum dinheiro.

Greasers x Socs

Vidas Sem Rumo acerta em muitos momentos, principalmente no fato de ter lançado uma gama de atores que se tornariam renomados num futuro não muito distante. Bons atores dão peso aos personagens e por sequência à trama. Veja abaixo um trecho dos testes.



Coppola, o mestre por trás do filme, ficou satisfeito com o resultado final, mas já reconheceu em entrevistas que por vezes acha que cortou demais do filme. Tudo porque deu ouvidos a um dos produtores do estúdio. Ele cortou e se arrependeu depois. Mas graças ao pedido da sua neta (!), Coppola lançou uma versão estendida com bons minutos extras que ajudam a desenvolver melhor os personagens. Que vovô é esse, hein! No mais uma adaptação muito fiel de um livro marcante.
Veja abaixo o trailer de The Outsiders - Vidas Sem Rumo.



Nenhum comentário: