domingo, 12 de maio de 2013

J. EDGAR (2012) - Leonardo diCaprio é sim um bom ator. Está longe de ser um dos grandes da história, talvez um dia frequente esta lista, mas é inegável a sua qualidade. Mas em alguns casos o personagem engole o ator. E aqui, claramente J. Edgar foi muito grande para diCaprio.

J. Edgar em uma de suas "investigações"

Clint Eastwood dirige essa biografia sobre o homem que criou o FBI, J. Edgar Hoover. É uma cinebiografia que segue a cartilha de outras tantas - pouco antes de morrer, em 1972, J. Edgar conta as suas memórias para um biógrafo que vai registrar e catalogar tudo em um livro. Dessa forma, o filme começa com um velho J. Edgar (maquiagem mal feita em diCaprio, diga-se de passagem) e as poucos vamos acompanhando as suas lembranças revisitando cada momento da sua vida pessoal e profissional.

Eastwood dirigindo DiCaprio

A reconstrução de época é ótima, muito bem feita. Mas convenhamos não poderia esperar outra coisa de um diretor tão cuidadoso como Clint Eatswood. O filme percorre as décadas e quando acaba, obviamente com a morte de J. Edgar, o que ficam são mais perguntas do que respostas.

O original e a cópia

Por se tratar de uma figura tão importante como J. Edgar, um diretor tão premiado quanto Eastwood e um ator (quase) de ponta como diCaprio, esperava-se algo melhor. Um filme melhor. Nada aqui sai do lugar comum. E como disse anteriormente, a maquiagem de diCaprio como J. Edgar velho, é muito ruim, dá pra ver em certas cenas o enchimento dele na barriga.

Maquiagem fraca

O filme explicita a relação homossexual de J. Edgar com seu braço direito Clyde Tolson, (vivido por Armie Hammer que também exibe péssima maquiagem quando fica mais velho), mas no fundo mostra um cara que não parece tão durão assim. Um J. Edgar inseguro, as vezes perdido, mais preocupado em passar uma imagem de força do que propriamente mostrar ter essa força (o que fica claro quando a sua secretária vivida por Naomi Watts, queima os arquivos pessoais de J. Edgar assim que ele morreu, como se ele tivesse algo a esconder. Será que tinha?).

J. Edgar e seu companheiro (não assumido)

No filme a relação se escancara
Um filme de sessão da tarde, insosso e às vezes arrastado. Não passa de um filme OK. Mr. Eastwood já entregou coisas bem melhores. 

Nenhum comentário: