quarta-feira, 1 de maio de 2013

Muschietti em ação
MAMA (2013) - Andrés Muschietti é um nome desconhecido no cinema mundial. O argentino é iniciante, começou a fazer seus curtas em 1999, só em 2008 fez o segundo e agora chegou à direção do seu primeiro longa metragem, com este Mama. Muschietti teve muita sorte na verdade, porque o seu curta de nome Mamá (com acento mesmo) foi visto por Guillermo Del Toro e as portas para Muschetti se abriram. O famoso diretor mexicano explica isso na abertura do vídeo abaixo e na sequência, no mesmo vídeo, tem o curta original:


"Uma das coisas mais assustadoras que vi na vida", Del Toro disse sobre o curta Mamá. E realmente assusta. Del Toro então rapidamente mexeu os seus pauzinhos para transformar o curta em longa.

Os amigos Muschietti e Del Toro

Protagonizado pela bela (aqui mais do que nunca) Jessica Chastain, o longa Mama conta a história de duas meninas (de 2 e 4 anos) que acabam junto com seu pai numa cabana abandonada na floresta no meio de uma nevasca. O pai fugia pois acabara de matar a mãe das meninas. Sentindo-se culpado ele tenta matar uma das meninas, mas "algo" o impede, uma força naquela cabana não deixa que ele disfira o tiro fatal. Mama não deixa.

Mama na cabana

Após uma busca promovida pelo irmão do pai, cinco anos depois, eles encontram as meninas vivendo como animais na mesma cabana. As duas engatinham como se fossem lobos e grunhem o tempo todo.

As meninas como animais, após cinco anos "isoladas" na floresta

São trazidas para a cidade e aos poucos tentam criá-las como humanas. 


As meninas de volta à sociedade no longa de Muschietti

Depois de um tempo seguem para a casa do tio e da namorada (Chastain). Mama, a "entidade" (digamos assim) que criou as duas meninas no período em que moraram na cabana é muito ciumenta, pois havia perdido um bebê quando era viva, como mostra um flash back muito bem feito, todo acinzentado, um dos pontos altos do filme. Quando qualquer pessoa, especialmente mulher, se aproxima de uma das meninas Mama se manifesta.

Mama, ao fundo, em momento do filme que as suas aparições ainda assustavam

Ela habita as paredes do casarão e surge durante as noites para brincar com as meninas. A mais nova se entrega totalmente, mas a mais velha começa a perceber que algo tem de errado com Mama e passa a negá-la, alertando a Chastain do perigo que ela corre por estar perto das meninas.

Chastain, ainda mais bela em "Mama"

O que poderia ser um bom filme de terror cai por terra, beirando o ridículo na meia hora final. O medo que se sente da Mama durante o filme todo é tão forte e intenso justamente por ele quase não aparecer, ficar escondida e ser mostrada aos poucos, de relance. Mas na parte final ela é mostrada em exaustão, explorada de diversas formas. E aí não há terror que resista.

Na conclusão do filme à beira do penhasco

Tudo culpa do bendito hábito de querer explicar tudo. Muschietti deveria ter aprendido com Tubarão, por exemplo, onde pouco é mostrado, ou com Cloverfield que nunca revela do que se trata. Ou melhor ainda, Muschietti deveria ter aprendido com o seu próprio curta, que deu origem ao longa, onde nada se explica e Mamá é mostrada pouco, pelo menos o suficiente para manter o medo.

"Mãe" e filha no final sem graça do longa de Muschietti

Nenhum comentário: