sábado, 1 de junho de 2013

Ele está vindo... ele está armado
O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA (Texas Chain Saw Massacre / 1974) - Você conhece Ed Gein? Nunca foi ator, diretor ou produtor de cinema, mas influenciou diretamente ao menos três dos mais cultuados filmes de terror da história. Ed Gein (que chegou a virar filme em 2000 - Ed Gein - O Serial Killer) foi uma mente perturbada do interior do Wisconsin acusado de praticar sequestro, tortura, assassinato, desmembramento e depois fazer uso de partes dos corpos e das peles das suas vitimas. Um dos maníacos mais doentios que já se teve notícia. Só para se ter uma ideia - em 1957 a polícia fez uma busca em sua casa e encontrou no porão 4 narizes humanos, fragmentos de ossos espalhados pelo piso, 9 máscaras feitas com rostos, tigelas feitas com crânio, 10 cabeças de mulheres, pele humana cobrindo toda a sua mobília, 9 vulvas dentro de uma caixa de sapato, um cinto feito com mamilos, lábios prendendo a cortina do seu quarto e um abajur todo talhado de pele humana. Bizarro.

Os megacloses, criação de Hooper que são uma das marcas da franquia

Esse fatídico assassino, morto em 1986, inspirou a criação de Norman Bates, James Gumb e Leatherface, personagens centrais dos filmes Psicose, O Silêncio dos Inocentes e O Massacre da Serra Elétrica, respectivamente.

Em ordem horária: Leatherface, Norman Bates, Ed Gein e James Gumb

O clássico de Tobe Hooper de 1974 é tão aterrador e impressionante quanto cru e simples. Cinco amigos viajam numa tarde de domingo pelo interior do Texas procurando o casarão onde dois deles (os irmãos Sally e o paraplégico Franklin) passaram boa parte da infância. No caminho dão carona para um viajante perturbado que gosta de facas e navalhas, param em um posto de gasolina para pedir informações e logo chegam ao casarão.

O casarão que esconde muitos segredos

Os problemas começam quando eles vão, separadamente, desvendar a região e encontram uma grande casa branca. Um a um, eles acabam sendo atraídos para dentro dela e atacados por Leatherface, um homenzarrão de máscara, avental e uma marreta. Violentamente, Leatherface fecha a porta corrediça de aço.

Leatherface corre a porta de aço

Sally e seu irmão Franklin são atacados por Leatherface, desta vez portando uma motosserra. Franklin é serrado ao meio e Sally passa a correr com a motosserra berrando ao seu ouvido. Ela chega à casa branca  e sobe as escadas, no quarto vê dois corpos em decomposição sentados em duas cadeiras de balanço e uma ossada de cachorro no chão.

Sally conhece vovô e vovó

Acaba agarrada por e se vê presa numa mesa no que parece ser um jantar daquela "família". Leatherface desta vez usa uma máscara com batom e maquiagem, o carona e o cara do posto do gasolina e o corpo do vovô também estão lá. É grotesco, um festival de tortura sem fim e ao mesmo tempo maravilhoso.

O jantar grotesco

Sally escapa de ser morta, se livra das cordas que a prende e pula a janela. Na queda vemos que o sol já nasceu e ela passa a ser perseguida pelo carona e Letherface com a sua motosserra. A perseguição acaba na estrada, um caminhão atropela o carona e Sally consegue entrar numa pequena caminhonete deixando Leatherface enfurecido, girando sua motosserra no ar (cena antológica) e logo depois, ainda perturbados por tudo o que vimos, o filme corta seco pro black e começam uns créditos. Pouco é mostrado e nada é explicado.

Leatherface girando sua motosserra, cena antológica

As filmagens de O Massacre da Serra Elétrica duraram cerca de 30 dias. Os atores não tinham roupas substitutas e tiravam que usar as mesmas, sem lavar, por 30 dias. A cena do jantar bizarro foi ainda pior. Comida podre e ossos humanos e de animais de verdade estavam espalhados pelo cenário e fediam cada vez mais por causa do calor, as janelas estavam fechadas para evitar luz do sol e não tinha ar condicionado. Era comum os atores e a equipe de produção saírem da sala para vomitar, por causa do insuportável fedor. História essa e outras contadas no livro "O Massacre da Serra Elétrica - Arquivos Sangrentos" da Darkside Books.

O livro que conta detalhes de toda saga

Tobe Hooper enfrentou sérios problemas para entregar O Massacre da Serra Elétrica do jeito que quis. E conseguiu. É um filme único, cru e muito intenso. Colocou Leatherface no covil dos maiores serial killers do cinema e criou um clássico em todos os sentidos.
Veja abaixo o trailer de O Massacre da Serra Elétrica:


Nenhum comentário: