terça-feira, 4 de junho de 2013

DENTRO DA CASA (Dans La Maison / 2012) - Desde 1988 uma carreira que não para de crescer. A cada ano dois filmes, entre curtas, longas e documentários. Quase todos lançados apenas em solo francês. O intrigante e premiado 8 Mulheres de 2002, com Catherine Deneuve, colocou o diretor François Ozon no mapa do cinema mundial. Ozon se mostrou por toda a sua carreira como um diretor das pequenas histórias, pequenos personagens, por isso mesmo não é de surpreender quando ele entre este Dentro de Casa.

Ozon explicando como quer a cena

Os sentimentos aqui se confundem por toda a trama - vai do suspense à comédia, do thriller ao drama em poucos segundos, em alguns momentos nos vemos naqueles personagens e naquelas situações em outros sofremos para tentar entender porque aquele personagem fez ou deixou de fazer aquilo. É intrincado mesmo.

O talentoso aluno confronta o experiente professor

Germain é um professor de literatura em uma escola e começa o filme desanimado por estar ensinando uma classe onde nenhum aluno mostra qualquer interesse na leitura e no desenvolver da sua escrita. Apenas a escrita de Claude Garcia lhe chama atenção, o menino tem o dom. Junto com a sua esposa Jeanne, Germain começa a se interessar cada vez mais pela história que Claude conta, apesar de soar um pouco invasiva demais.

O casal não é mais o mesmo depois das redações do aluno

O menino descreve em todos os detalhes a vida levada por seu colega de escola, Rapha, e sua relação com seus pais. Quando Claude é convidado a entrar na casa de Rapha para ajudá-lo nos estudos tudo fica pior. A cada redação Claude entrega mais a intimidade daquela família e para conseguir mais ele acaba se tornando um voyuer, ao se esconder atrás da porta, no armário e nos corredores ao ouvir conversas entre os pais.

O aluno e a família de classe média, seu objeto de estudo

A partir desse momento, Claude começa a desenvolver uma paixonite pela entendiada mãe de Rapha, Esther. Tudo é contado em suas redações para Germain e Jeanne que, presos à história, de certa forma acabam alimentando para que tudo aquilo continue.

Claude e Esther, uma paixão real?

O desfecho, como qualquer "pequeno" filme tende à tragédia. Embora possa se pensar que isso é impossível, visto que se trata de uma família de classe média e bem estabelecida, é o que acaba por acontecer. É surpreendente ao mesmo tempo que totalmente não-crível.

O casal saudável e por fim abalado

É justamente neste trecho final, últimos 20 minutos que tudo degringola. Ozon pesou a mão no roteiro, ainda mais com uma história que ia tão bem, personagens ótimos, atores bem escolhidos e uma trama instigante. Perde-se muito do filme quando se depara com om que acontece no final, mas Ozon parece não se preocupar. A conclusão realmente é inesperada, mas não de uma forma boa.

Claude passa dos limites - realidade ou ficção?

Infelizmente Ozon não segue uma sugestão de um diálogo do filme - "Você não sabe como encerrar a sua história? Dê a eles um final surpreendente e ao mesmo tempo que os faça pensar que aquele é o único final possível."

A cena final

Veja abaixo o trailer de Dentro da Casa:


Nenhum comentário: