terça-feira, 4 de junho de 2013

TOP SECRET! SUPER CONFIDENCIAL (1984) - Jim Abrahams, David Zucker e Jerry Zucker não passavam de trintões no começo dos anos 80 quando começaram a escrever alguns roteiros amalucados. Da cabeça e das mãos desses três saíram os clássicos Apertem os cintos o Piloto Sumiu, Corra que a Polícia Vem Aí, e esse Top Secret! Super Confidencial em 1984.

Abrahms e os irmãos Zucker

Val Kilmer era um desconhecido. Tinha quase 25 quando foi chamado para estrelar uma comédia rasgada sobre um cantor (que virou espião) na Alemanha Oriental e foi chamado para tentar derrubar os entusiastas comunistas pelo bem do capitalismo.

O novinho Val Kilmer

Aqui tudo é absurdo. Inclusive a participação mais do que especial do astro-mito Omar Sharif como um espião que se mete em complicadas situações. O convite a Sharif foi feita por acaso, eles nem imaginavam que ele poderia aceitar. E não é que aceitou? Sharif abrilhantou Top Secret nos seus momentos iniciais em um momento onde o filme ainda não engrena.

Dentro dos destroços do seu carro Omar Sharif, ainda vivo, continua espionando

A comédia passa a fazer "sentido" a partir da metade para dizer a verdade. No começo ela engasga aqui e ali e não vai pra frente. Mas nem tanto pelo desempenho de Kilmer, e sim pelos coadjuvantes que roubam a cena o tempo todo. Principalmente a trupe de soldados franceses - Du Quois, Déjà Vu, Mousse de Chocolate e Latrina.

À esquerda dois coadjuvantes que roubam a cena em Top Secret!

Val Kilmer ainda arrisca uns passos à lá Elvis, como pede o seu personagem, transformado Top Secret! em um musical também em alguns momentos. Mesmo assim o filme não decola como outros que saíram dessas mentes como Corra que a Polícia Vem Aí e Top Gang (dirigido por Abrahams em 1991). Em certo momento fica claro que Top Secret! envelheceu mal.

Pintando a paisagem. Top Secret e seu humor escrachado

Veja abaixo o trailer de Top Secret! Super Confidencial:


Nenhum comentário: