terça-feira, 4 de junho de 2013

A foto-símbolo do filme

A MORTE DO DEMÔNIO (The Evil Dead / 1981) - A série Evil Dead provou muita coisa. Entre elas, talvez a principal, seja ter mostrado ser possível para um bando de garotos que o sonho de se fazer cinema é mais simples do que se imagina. Eu não digo o cinemão, isso é consequência, falo sobre o ato de se pegar uma câmera, juntar os amigos e fazer uma história tomar vida. Esse Evil Dead teve que do zero criar o seu público, é de se louvar o que aqueles garotos fizeram com o terror no início da década de 80. Sam Raimi 21 e Bruce Campbell 22 lideravam aquela turma.

Campbell e Raimi
Suas influências eram inúmeras, de George Romero a Três Patetas. Essa combinação absurda fica clara ao se assistir os filmes que a Renaissance Pictures (a produtora deles) produziu daquele ponto em diante. Sam Raimi sempre foi o mais inventivo, ele sempre dirigia, comandava, escrevia os roteiros e criava as trucagens mais absurdas, o que acabou por se tornar a sua marca.

Raimi comandando as ações em Evil Dead
Bruce Campbell virou ator por acaso, ele sempre acabava na frente das câmeras porque da "turma era certamente o mais bonito", eles brincavam. Bruce acabou com o papel de Ashley e deveria agradecer por isso. Ash acabou se tornando um mito, um ícone, um símbolo de um herói atrapalhado mas corajoso, simpático e inseguro. A partir daquele ponto Bruce Campbell não seria mais um ator, Bruce Campbell seria e o é até hoje, Ash.


Ash ouvindo a gravação que conta como se salvar
Ash e mais cinco amigos acabam numa cabana no meio da floresta. O demônio entra no corpo de um deles e acaba por possuir um a um, menos Ash, que de coadjuvante acaba como herói, "derrotando" o demônio em cada corpo que assume.


Ash encarando de frente os problemas

Pode-se dizer que apesar das influências todas esse Evil Dead é o mais sério de todos os filmes da série, como pode ser visto na encarnação de Linda por exemplo e no seu auge quando ela canta "We´re gonna get you" para Ash com um rosto amedrontadoramente angelical. Tem que se admitir - apesar de coxa, assusta.

"We´re gonna get you!"

Este primeiro capítulo da série serviu como um abre-alas para muitas aventuras e muitos outros filmes baseados e/ou inspirados em histórias como essas. Sam Raimi não tentava inventar a roda, sabia que seu filme tinha bebido em inúmeras fontes - Quadrilha de Sádicos, O Massacre da Serra Elétrica, O Bebê de Rosemary. Levou Raimi ao posto de um cineasta que poderia mostrar muito mais e criou Ash, um herói inesperado. Evil Dead tem muita coisa boa para deixar passar sem ser notado.



Ash tem problemas!

Para saber mais é obrigatória a leitura do livro "Evil Dead - A Morte do Demônio - Arquivos Mortos", de Bill Warren, da editora Darkside. É espetacular. Disseca cada aspecto não apenas do filme original mas das continuações, do musical (!) e de toda sua influência na cultura pop. É muito bem ilustrado e muito fácil de ler. Indispensável!  

O medo vem do porão

Assista o trailer de Evil Dead - A Morte do Demônio abaixo.


Nenhum comentário: