sexta-feira, 14 de junho de 2013



UMA NOITE ALUCINANTE II (Evil Dead II / 1987) - Sequências não são necessariamente sequenciais. Faz sentido? É claro que nenhum. Mas para Sam Raimi é assim. Afinal, 6 anos depois do inesperado sucesso de Evil Dead, Sam, Bruce e toda a trupe da Renaissance Pictures entrega esse Evil Dead II. No Brasil o filme levou o título de "Uma Noite Alucinante II" (mesmo sem existir Uma Noite Alucinante I). Aqui, eles escolheram esse título por ser mais ameno do que (o lógico) A Morte do Demônio II, assim as Sessões da Tarde poderiam exibir Uma Noite Alucinante sem problemas. De qualquer forma aqui tratarei dessa sequência apenas como Evil Dead II, ok?

Ash na frente de toda a turma presa na cabana

Logo de cara se percebe que aqui eles tinham um pouco mais de dinheiro. Uma animação, efeitos de vídeo mais bem acabados entregam isso logo na abertura do filme. Uma pequena recapitulação do que aconteceu no primeiro filme ajuda a quem não viu o primeiro, mas é tudo tão estranho porque as cenas da recapitulação são diferentes da original - até a atriz que faz a namorada de Ash é outra! Alás Ash é o único ponto que conecta toda a trilogia porque de resto, tudo (ou quase tudo) é diferente. Acaba ficando até engraçado, aliás o riso aqui é algo comum.

Demônios na cabana... mais um dia comum para Ash

O terror do absurdo ou terrir tem o seu grande auge aqui. Evil Dead II é escrachado, graças muito a Ash. O personagem principal da série se vê aqui em uma grande enrascada tendo que, mais uma vez, enfrentar o demônio que tenta liquidá-lo, quase sempre sem sucesso. O seu principal trunfo é agir como se não soubesse como agir e mesmo assim se mostrar confiante. É um pateta mas simpático.

Ash possuído

Cenas clássicas são muitas. A cabeça da namorada que Ash arrancou com uma pancada de pá lhe morde a mão e ele sofre para soltar. Quando consegue sua mão começa a agir de forma estranha, ganha vida! Aí se segue uma sequência de humor físico com Bruce Campbell demonstrando toda a sua qualidade nesse tipo de humor.

A "mal educada" mão direita de Ash

Por final, depois de quase ser estrangulado pela própria mão e de ter inúmeros pratos quebrados contra a própria cabeça, Ash gargalha ao decepar a mão com uma motosserra, sua arma mais usada durante a saga.

A motosserra substituindo sua mão

Na sequência, já sem a mão, tem a "laughing scene". Ash se vê sozinho com uma espingarda, esperando pelo demônio, quando a cabeça do veado preso na parede cai em um riso descontrolado. Não assusta, é escracho puro. Depois, um abajur se contorce de tanto rir. Na sequência os livros, a estante, o relógio, a cortina, a sala toda começa a rir sem parar. Ash não tem outra saída a não ser rir junto! É engraçado de tão ridículo, veja abaixo:


Sem falar na famigerada cena do olho do demônio... tem que assistir! 

O olho voador a caminho da...
...bem, imagine só


E pra fechar com "chave de ouro" ( se é que podemos chamar assim), a batalha contra o demônio final abre uma fenda no espaço-tempo e Ash é levado ao ano 1300. Já está aí o link para o terceiro filme da série que viria 6 anos depois.

Em 1300

Evil Dead II é menos sangrento e nojento que o primeiro filme, mas aqui o que ganha é o riso. É demais, na minha opinião o melhor filme da série, o que mostra que beber na fonte dos Três Patetas fez bem a Raimi. A diversão chegou ao máximo aqui.
Veja abaixo o trailer de Evil Dead II.


Nenhum comentário: